Gestão de Projetos: O que todo engenheiro deve saber!

Gestão de projetos: 3 fatores fundamentais que todo engenheiro deve saber

Gestão de projetos

Na Gestão de projetos, existem alguns fatores que todo engenheiro deve conhecer. Quais são esses? Se você está se perguntando isso, vai gostar do texto a seguir.

Falaremos um pouco sobre cada um desses fatores desde já.

  1. Comunicação para uma melhor gestão de projetos

Você se formou em engenharia, certo? Mas isso não quer dizer que suas habilidades de comunicação não devam ser aprimoradas ao decorrer de toda profissão. Mas por qual motivo?

A resposta é simples: quando um cliente lhe contrata para cuidar da gestão de projetos, você precisa dar todos os detalhes do projeto, como o orçamento, a mão de obra, e tudo mais que a pessoa precisa saber sobre o serviço.

A habilidade de comunicação é necessária para que você possa passar todos esses detalhes para a pessoa sem parecer arrogante, e ter habilidade de se comunicar mostrando um modelo detalhado do projeto, explicando tudo em uma linguagem que uma pessoa com pouco conhecimento compreenda.

Dessa forma, fica cada vez mais óbvia a importância da habilidade comunicação.

Ser um bom comunicador é necessário em qualquer profissão, o que inclui também a o engenheiro responsável pela gestão de projetos.

  1. Quais são as perspectivas de emprego para engenheiros?

As perspectivas de carreira para uma profissão de engenharia dependem fortemente de sua especialização.

A maior necessidade atualmente existe no setor de construção.

Há também outras especializações de engenharia com potencial futuro: engenheiros no campo da informática, nas comunicações e nas energias renováveis.

Sua educação também determina suas perspectivas de emprego.

Além da educação, a experiencia prática também conta muito na hora de conseguir um bom emprego.

Dê uma olhada em cada profissão relacionada a engenharia:

  • Engenheiro civil:Como engenheiro civil, você planeja, constrói e opera edifícios. Para isso, você realiza os primeiros projetos de construção, calcula os custos, desenvolve ideias de projeto e organiza a construção.
  • Engenheiro industrial:Como engenheiro industrial, você avalia projetos técnicos de diferentes perspectivas para que as empresas possam avaliar a implementação técnica e comercial de uma ideia.
  • Engenheiro elétrico:Como engenheiro elétrico você desenvolve e produz sistemas elétricos, máquinas e processos. Por exemplo, você pode continuar se especializando em tecnologia de drives, engenharia de comunicações ou tecnologia de energia.
  • Engenheiro Mecânico:Como engenheiro mecânico, você é responsável pelo desenvolvimento, comissionamento e manutenção de máquinas e equipamentos.

Artigo relacionado – Economize na gestão de obras e projetos

  1. Habilidades necessárias

Para ser um engenheiro, líder na gestão de projetos, é preciso ter algumas habilidades importantes da profissão. Vejamos agora quais são:

  • Trabalho em equipe

Como engenheiro, você trabalha sempre em processos complexos. Isso também significa que você trabalha regularmente com colegas. Você deve, portanto, ser parte de uma equipe.

Desta forma, você pode sempre trocar e se complementar com o seu conhecimento especializado.

  • Boa oratória

Para que seus colegas possam seguir suas explicações técnicas, você deve ser capaz de se expressar com precisão. Por quê?

Você passa seu conhecimento diariamente, por exemplo, para o design, o desenhista técnico ou o departamento de vendas, mas para eles efetuarem um bom trabalho, precisam entender o que está sendo recomendado.

  • Consciência de custo

Produtos técnicos geralmente custam muito dinheiro. A implementação bem-sucedida, portanto, sempre leva em conta que você sabe onde pode economizar custos.

Você deve, portanto, trazer uma consciência de custo pronunciada.

  • Conhecimentos de inglês

Para se tornar um engenheiro, você deve ter um forte domínio do inglês. Explicações técnicas e literatura muitas vezes só estão disponíveis em inglês, então você deve ter o entendimento apropriado para poder trazer as novidades que vem de mercados internacionais.

  • Disponibilidade para viagens

Muitos trabalhos de engenharia exigem que você dirija até os clientes no local ou visite sites de produção e teste. Você deve, portanto, trazer uma disposição correspondente para viajar.

Conclusão

Tendo conhecimento desses 3 fatores, você poderá desempenhar um bom papel na gestão de projetos. Assim, ponha em prática o conhecimento, e faça uma análise para sempre melhorar nesses três pontos e se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo.

Super planilha de orcamento de obras automática