Como economizar dinheiro na gestão de obras e projetos

5 dicas para economizar dinheiro na gestão de obras e projetos

gestão de obras e projetos

Na gestão de obras e projetos, economizar dinheiro é uma das coisas que os engenheiros mais querem. Por isso, você talvez se pergunte se isso é possível, e vai gostar de saber que a resposta é sim!

Nesse artigo, você verá 5 dicas para aprender como economizar o dinheiro em seus projetos. Por isso, vejamos as dicas agora mesmo.

Atenção! no final do artigo temos uma sexta dica que é nossa DICA EXTRA que realmente vai ajudar a economizar, nao gastar dinheiro com cálculos e projeções mal feitas e ainda economizar tempo na hora de orçar uma obra!!

Dica 1: Monitorar constantemente os dados

Se você quer economizar na gestão de obras e projetos, é preciso monitorar dados constantemente

Trabalhar na gestão de obras e projetos atualmente, é bem diferente da época de 1990, não concorda?

O uso da tecnologia possibilita acompanhar de perto quase todas as métricas importantes para as obras, o que inclui o uso de materiais, a produtividade e os equipamentos e estatísticas de cada funcionário.

Por observar de perto os dados disponíveis, é possível identificar áreas que estão em grande dreno nas finanças, que no caso são as que estão consumindo alguns recursos desnecessários, com um retorno indesejado.

Quer um exemplo? Atualmente, alguns trabalhadores perdem 1h todos os dias, somente por esperar um fornecedor externo chegar, até que eles possam dar início as suas atividades.

O que isso quer dizer? Que estão sendo pagas horas que nem ao menos estão sendo usadas na produtividade do trabalho.

Dica 2: Pré-fabricadas e estruturas modulares

Use peças pré-fabricadas e estruturas modulares

Claro que essa não é uma “ótima solução” para todos os tipos de obras, mas quando o projeto envolve o uso de estruturas simples, investir em peças modulares ou pré-fabricadas é possível sim.

Tendo em vista isso, sabemos que o custo chega a ser bem inferior se compararmos aos gastos comuns em construções de estruturas tradicionais, em que a mão de obra, insumos e equipamentos são obrigatórios.

Geralmente, a construção de pré-fabricados tende a ser 30% mais rápida que a construção comum, em que muitas utiliza concreto armado e alvenaria.

Mais velocidade quer dizer uma grande economia na gestão de obras e projetos.

Dica 3: Tempo dos colaboradores

Conheça o valor do tempo dos colaboradores

Será que é preciso contratar uma empreiteira? Ou seria melhor que a sua própria empresa para executar o projeto?

Trata-se de uma questão um pouco complicada, tendo em vista que não é difícil gastar grandes quantidades de recursos em todos os casos.

Por isso, encontrar o equilíbrio se resume em determinar quanto vale o tempo de cada um dos colaboradores que estão envolvidos no projeto.

Por exemplo, em projetos específicos ou que envolvem atividades que a sua empresa não costuma realizar, pode ser menos oneroso contratar uma empreiteira.

Por fim, o valor gasto pode ser menor, pois se a sua empresa executa, a obra pode demorar ainda mais, e você vai precisar de mão de obra extra.

Além disso, pode vir o risco de não conseguir aplicar as melhores soluções do mercado para todo aquele projeto.

Dica 4: Compre seus próprios materiais

Para economizar na gestão de obras e projetos, comprar seus próprios materiais é uma boa ideia.

Por isso, se você decide contratar uma empreiteira, não deixe que ela compre os materiais a serem utilizados na obra.

Isso porque, se sua própria empresa faz isso, pode ser que você encontre opções menos dispendiosas do que as que são oferecidas pelo serviço contratado.

Assim, comprar o material permite que você consiga manter o controle sobre os custos por meio de um inventário, e você ainda consegue fazer algumas mudanças em uma área com mais facilidade, caso parte do projeto ultrapasse o orçamento.

Acredite, essa é a atitude mais correta a seguir.

Dica 5: Analise antes de contratar

Não contrate a primeira empreiteira que aparecer

Antes de contratar uma empreiteira, pense: será que ela realmente é a melhor no custo vs benefício? Trabalhar na gestão de obras e projetos lhe dá a responsabilidade de fazer boas escolhas em cada serviço.

Por isso, pesquise um pouco sobre a empreiteira, e não se deixe convencer com qualquer palavra. Se você já fez algum projeto com ela, tente lembrar se houveram problemas, e se esses foram resolvidos.

DICA EXTRA!

Se o seu objetivo é economizar de verdade mas sem comprometer a qualidade da obra, entao essa é a grande dica! Além de economizar ao fazer orçamentos mais precisos (para nao comprar mais do que se necessita), você também vai economizar o bem mais precioso que temos: O SEU TEMPO!

Portanto, a Super Planilha é a solução! É uma planilha voltada para quantificar todos materiais e gerar ORÇAMENTOS PROFISSIONAIS de sua obra apenas informando as dimensões da sua estrutura. Após informar as dimensões é gerado um orçamento SINTÉTICO, ANALÍTICO, CRONOGRAMA FÍSICO FINANCEIRO, CURVA ABC e MEMÓRIA DE CÁLCULO com composições do SINAPI de toda sua obra AUTOMATICAMENTE.

Quer saber mais sobre a super planilha de orçamento de obras automática? CLIQUE AQUI E CONFIRA!

Conclusão – Gestão de obras e projeto

Seguindo essas dicas, você poderá economizar na gestão de obras e projetos, e ainda acompanhar bem cada etapa do serviço a ser prestado. Com isso, você consegue um bom desempenho e realiza melhor seus trabalhos.

Fonte: https://constructapp.io/pt/gestao-de-obras-dicas-para-economizar/

Artigos do nosso site relacionados: