Descubra como ser o melhore gerente de obras!

5 dicas para ser um gerente de obras de sucesso

ser um gerente de obras

Se você é um gerente de obras, é natural que queria fazer um trabalho bem feito, certo? Então é natural que você esteja curioso para saber quais as melhores dicas para lhe ajudar a ter sucesso no que faz.

Nos próximos tópicos, abordaremos exatamente esses pontos. Listaremos 5 dicas para que você possa desempenhar seu papel.

  1. Seja um gerente de obras com humor

Quando uma pessoa trabalha com humor, isso facilita o gerenciamento de suas equipes.

Como gerente de obras, você não pode levar tudo para o lado pessoal, nem ser muito sério o tempo todo.

Ter um senso de humor não apenas o tornará mais acessível, mas também melhorará sua comunicação e, sem dúvida, diminuirá seu nível de estresse.

Porém, tome cuidado para não fazer brincadeiras que sua equipe considere indecente ou dar muita liberdade, a ponto de eles quererem até mesmo deixar de levar seu trabalho a sério.

  1. Tenha objetivos claros

Segundo Aristóteles, primeiro devemos ter um ideal claro, concreto e definido, ou seja, um objetivo.

Ainda segundo o filosofo, o segundo lugar, precisa ser os meios necessários para atingir o objetivo determinado, que seria reflexão, dinheiro, material e método.

Para encerrar seus raciocínios, o necessário seria implementar todos os meios para esse fim.

O sábio Aristóteles certamente não era um gerente de obras, mas sua filosofia se encaixa bem no mundo dos negócios.

Antes de iniciar qualquer novo projeto, é preciso ter um objetivo claro em mente e certificar-se de que todos os seus recursos sejam direcionados para esse objetivo, sem perder o foco!

  1. Dê o seu melhor

Você precisa fazer tudo o que for necessário, usando o que tem e aproveitando o lugar em que está.

Esteja ciente de seus limites ao definir seus objetivos e fazê-lo de forma consistente, seja financeiramente ou humanamente falando.

Às vezes os limites nos ajudam a não dispersar e alcançar nossos objetivos! Acima de tudo, se esforce como puder. Para que você possa ter certeza de que realmente terá sucesso naquilo em que constrói.

  1. Não sobrecarregue sua equipe com informações desnecessárias

Mark Twain disse que “os dados são como lixo”. Por isso, o melhor é você saber o que vai fazer antes de coletá-los.

Como isso se aplica a um gerente de obras?

Antes de dar início do seu projeto, reúna suas ideias e classifique-as para manter apenas as informações relevantes. Não acumule dados pensando que tudo será útil para a condução do seu projeto.

Acumular dados é a melhor maneira de se encontrar totalmente desorganizado e sobrecarregado de informações.

Limite-se a dois ou três eixos importantes, dê um quadro à sua ação e incentive sua equipe a fazer o mesmo.

  1. Simplifique sua vida

Albert Einstein disse que “tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado.”

Mas como isso se aplica a você?

Como um gerente de obras de sucesso, a última coisa que você precisa é complicar sua vida. Então vá para o básico, elimine os estresses e tenha momentos de calmaria.

Delegar o máximo possível. O tempo que você vai ganhar, use-o para aperfeiçoar sua estratégia. Em outras palavras, trabalhe de maneira mais inteligente, sem necessidade de fazer muito.

Existem certas coisas que outros membros de sua equipe podem fazer, e muitas vezes, eles têm boa capacidade de fazer isso.

Quanto menos tarefas você tiver, maior será seu tempo para se tornar um gerente de obras ainda melhor e mais concentrado no planejamento.

Dessa forma, aprenda a delegar atividades que você não precisa fazer, ou que sabe que outros da equipe que são mais especializados faram com mais qualidade.

Conclusão

Seguindo essas 5 dicas, você se tornará um gerente de obras de sucesso, e será admirado por toda a sua equipe, a tal ponto de se tornar uma inspiração para quem deseja seguir seus passos.

Super planilha de orcamento de obras automática