Empreendedorismo na construção civil
3 passos para o sucesso no Empreendedorismo na construção civil
Se você quer começar um empreendedorismo na construção civil, deve estar curioso para saber qual o segredo para ter sucesso nesse ramo, certo?
Foi exatamente por isso que esse artigo foi preparado. Você verá quais são os 3 passos para ter sucesso no empreendedorismo na construção civil. Assim, vamos ao que interessa agora mesmo.
Passo 1: Pesquisa de mercado para o empreendedorismo na construção civil é mais que importante
Antes de tudo, você precisa entender que a pesquisa de mercado é um dos passos mais importantes para quem deseja investir em empreendedorismo na construção civil abrindo seu próprio negócio, Certo?
Essa ferramenta é o que fará com que você entenda o mercado em que deseja atuar. Para resumir, será uma pesquisa em que o processo de coleta e análise de informações nos ajuda a tomar decisões realmente estratégicas.
Isso ajuda a minimizar os riscos de algo dar errado em seu negócio.
Essa pesquisa vai ajudar a identificar diversos fatores, tais como:
- Conhecer melhor qual perfil do seu cliente, ou seja, o estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, entre outras coisas.
- Estudar e entender a concorrência, de modo que identifique qual a sua estratégia, junto de seus pontos fortes e fracos.
- Analisar quais serão os potenciais fornecedores, junto de seus respectivos sistemas de vendas e distribuição, qualidade dos produtos/serviços.
Vai interessar: Aprenda a economizar dinheiro na gestão de obras e projetos
Pensa que acabou? Ainda não! A pesquisa ajuda também conhecer os dados necessários para dimensionar o mercado e identificar qual o segmento mais lucrativo.
Dessa forma, você pode direcionar seu planejamento estratégico junto de suas ações de um modo cada vez mais assertivo.
Passo 2: Investimento
Se você deseja começar de vez o empreendedorismo na construção civil, é preciso planejar o investimento.
O investimento no negócio diz respeito ao capital empregado para indicar e viabilizar a empresa até que chegue o momento em que ela se torna autossustentável.
O capital será importante para a abertura da empresa. Ele se divide em:
- Investimento fixo para efetuar a compra de imóveis, equipamentos, móveis e instalações.
- Investimentos pré-operacionais, que será usado para despesas com projetos, pesquisas de mercado e registro da empresa.
- Capital de giro, que servirá para arcar com os gastos e despesas iniciais da empresa em seus primeiros meses de funcionamento. Isso também vai incluir as compras iniciais, pagamento de salários, impostos, taxas e despesas de manutenção.
A realização desse planejamento é de grande importância para conhecer quanto será preciso para investir inicialmente, além de minimizar os riscos de a empresa acabar ficando paralisada nos primeiros meses pela falta de dinheiro.
Passo 3: Capacitação
Por fim, temos o passo 3 para o empreendedorismo na construção civil ter sucesso. Esse passo está ligado a capacitação de toda a equipe.
Geralmente, os profissionais que dão início no empreendedorismo trazem uma grande bagagem técnica de sua especialização, porém, pouca vivencia em outros setores que serão fundamentais para empresa.
Os principais setores em que são necessários capacitação são esses:
- Marketing e Vendas: nesse caso, vender é um fator crítico para os todos os negócios que estão em fase inicial. Por isso, o marketing e as vendas é o que ajudarão o empreendedor a divulgar seus serviços da forma correta.
- Gestão de Pessoas e liderança: liderar é um desafio, principalmente em uma pequena empresa em que você terá que ser um líder inspirador para que os funcionários trabalhem motivados e contribuam para o crescimento do negócio.
- Finanças: essa é outra área de aprendizado fundamental. O empreendedor precisa diferenciar os gastos pessoais dos empresariais para entender conceitos contábeis básicos e não perder o controle das finanças.
Conclusão
Sim, esses são os passos simples que lhe darão sucesso no empreendedorismo na construção civil. Por isso, é preciso que você coloque em prática todos eles e trabalhe da forma correta para ter certeza de que realmente terá sucesso no seu novo negócio.
- Fonte: https://noventa.com.br/blog/empreendedorismo-construcao-civil/
- Leia também – Planilha de orçamento de obra automática
- Vai interessar – Como fazer um orçamento de obras excelente