Consultor de engenharia – dicas para o sucesso

Dicas para ter sucesso como consultor de engenharia

Consultor de engenharia – Stuart B. Brown, fundador e diretor administrativo da consultoria Veryst Engineering, Needham, MA, gosta de dizer que, para ser um consultor de engenharia de sucesso, você precisa ser bipolar.

Mas, como seria de esperar, sua definição de bipolar não é a tradicional.

“Você tem que ser um especialista”, diz ele. “E então você tem que ser capaz de fazer todo o resto.”

Ele aprendeu ao longo dos anos que os clientes contratam um consultor para sua especialização, mas depois de avaliar a situação, os consultores muitas vezes reconhecem que os problemas dos clientes exigem um conjunto de habilidades totalmente diferente. Os consultores devem desenvolver a capacidade de compreender os problemas dos clientes, ter empatia com a dor e encontrar soluções, aconselha.

“A resposta certa é: ‘Aqui está a solução, e eu posso fazer isso neste período de tempo.’ Você pode não estar necessariamente usando sua especialidade “, diz ele. “Mas se você encontrar uma maneira de resolver um problema, os clientes ficarão felizes.”

Por exemplo, sua empresa foi contratada por uma empresa de calçados esportivos para investigar por que alguns componentes de calçados com absorção de impacto e cheios de fluido estavam falhando, ele observa. A decisão foi baseada em sua experiência e familiaridade com os modos de falha dos polímeros e como eles lidam com o estresse sob condições de impacto.

Depois de se encontrar com o cliente, um grande projeto ajudou a desenvolver um calçado de atividades para crianças que incluía sensores, circuitos e LEDs para medir a velocidade com que uma criança estava correndo e exibir essa velocidade em um conjunto de LEDs em cima do calçado. Depois de concluir o projeto, o cliente solicitou e patenteou a invenção com Brown e alguns de seus colegas como co-inventores.

“Embora esse conhecimento seja parte do nosso conjunto de habilidades, não foi o motivo de nossa retenção original”, diz Brown.

Interessante para todos – Treinamento formula negócio online

As dicas para ser o Consultor de engenharia de sucesso:

Melhores práticas

As pessoas chegam aos consultores por várias razões: elas não têm tempo para chegar a uma solução, elas não têm as pessoas ou não têm o conhecimento. Se eles percebem que você é o melhor e um solucionador de problemas, você tem o início da construção de uma base de clientes, diz Brown.

Brown, que possui diplomas literários e de negócios, bem como um B.S. em engenharia mecânica (ME) da Washington University, um M.S. em mim da Universidade de Stanford e um Ph.D. EM, do MIT, acredita que há etapas e práticas que os consultores de engenharia precisam adotar e adotar para ter uma carreira de sucesso.

Leia nosso artigo – Formação de preço na construção civil

Seja melhor que qualquer outra pessoa em “alguma coisa”

“Quando você é jovem, você deve ter como expectativa e objetivo que, mais cedo ou mais tarde, você vai conhecer algo melhor do que qualquer outra pessoa no mundo”, diz ele. “Talvez você não faça isso.

Talvez você seja o melhor no estado ou no país, mas se tiver essa agenda e pensar de maneira inteligente sobre o que as pessoas precisarão [ou desejar] no futuro, você terá a oportunidade para levar as pessoas até você, porque você tem essa experiência “.

Desenvolva o máximo de ferramentas possível enquanto jovem, porque é quando o aprendizado é mais fácil. Aumente o tamanho de sua caixa de ferramentas técnica o máximo que puder.

Oferecer um ponto de vista forte; as pessoas contratam consultores para suas idéias e opiniões.

“Você precisa ter um ego, porque ninguém quer ouvir de alguém que não tem um ponto de vista forte”, ele aconselha. Um cliente não quer ouvir coisas como: “Talvez você gostaria de tentar isso” ou “Parece uma boa idéia para mim”.

Os clientes contratam um consultor para fornecer uma resposta, e a maioria dos clientes é inteligente o suficiente para reconhecer que você não está operando com informações perfeitas porque eles também não são e, por isso, contratou um consultor para começar, explica Brown.

“Você tem que formar uma opinião, defendê-la e entregá-la com competência para que as pessoas ajam e voltem para você. Por que você quer contratar alguém que diga: ‘Eu não sei. Talvez seja algo que você deveria fazer'”?

Não tenha medo de marketing. “Alguém disse que o melhor marketing é feito por pessoas que podem não ser as melhores, mas que são persistentes. Não deixe que alguém diga ‘não estamos interessados’, desanime. É uma experiência de aprendizado”, ele aconselha. Com a consultoria, você pode explorar diferentes tipos de trabalho para encontrar o que deseja fazer e encontrar os tipos de clientes com os quais deseja trabalhar. “Você só pode fazer isso tentando.

Então, estar lá fora e muito marketing é muito importante”, diz ele.

Leia também –  Planilha orçamento de obra

E mais – SINAPI Online

Deixe um comentário